Fotos(Ascom/Sema)

Os servidores da Secretaria Municipal de Administração (SEMA) participam, de 21 a 25 de junho, de ação realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) visando o incentivo à doação de sangue.

De acordo com Ítala Probo, chefe de gabinete e organizadora da ação “a iniciativa foi pensada com o intuito do servidor conhecer a necessidade urgente enfrentada pelo Hemopi e aproveitamos que, no mês de junho, a campanha Junho Vermelho trata especialmente da conscientização e importância da doação de sangue”.

Por conta da pandemia, as doações de sangue em todo o Estado sofreram uma redução de 30% no ano de 2020. Como único hemocentro do Piauí, o Hemopi vem tentando chamar atenção para importância de manter o banco de sangue sempre abastecido, já que é responsável por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

Para Maria Clara Alves, servidora do setor de gabinete da Sema, que doou sangue pela primeira vez, o sentimento de poder ajudar as pessoas é gratificante e se surpreendeu com a estrutura do Hemopi, pois durante todo o procedimento da doação teve orientações, cuidado e atenção por parte da equipe.
Já para o servidor Samuel Leite, assessor técnico da Sema “muitas vezes não paramos para pensar que existem inúmeras pessoas em leitos de hospitais necessitando de sangue, inclusive por falta dele podem vir a óbito, por isso essa iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio da secretaria de Administração, enaltece o desejo de praticarmos o bem ao próximo e doar sangue ajuda a salvar vidas”.

Em Teresina, o Hemopi funciona de segunda à sábado, de 7h15 às 18h. Mas o doador de sangue que preferir há também a possibilidade de agendamento da doação, este serviço funciona de segunda à sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h, através do telefone: (86) 9 8894-6614.

Com informações da Ascom Hemopi.