A chegada do período chuvoso acende o sinal de alerta para o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Para prevenir a formação de criadouros do mosquito nos órgãos públicos, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sema) vai promover, nesta sexta-feira (22), uma palestra educativa cujo público-alvo são os trabalhadores em serviços gerais do órgão.

De acordo com Paula Reis, membro do Núcleo de Desenvolvimento e Recursos Humanos da Sema (Nuderh), os servidores de outras secretarias municipais também foram convidados para o encontro, que acontece a partir das 9h, no auditório da Sema. “Nossa intenção é mobilizar todas as equipes de serviços gerais da Prefeitura de Teresina para que juntos possamos combater esse transmissor de doenças típicas deste período”, disse.

Foram convidados para a palestra desta sexta-feira os servidores da Sema, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação Wall Ferraz (FWF), Assistência Militar, Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semcom), Secretaria Municipal de Governo (Semgov), Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT) e Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e da Assistência Social (Semtcas). Novos encontros, nos demais órgãos municipais, devem ser marcados posteriormente.

O mosquito

O Aedes aegypti prolifera-se em recipientes que acumulam água limpa e parada. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Geralmente, o indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.